Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do título de Bacharel em Ciência da Computação à Universidade Estadual de Santa Cruz.
Resumo:
O Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais – Kàwé, desde o ano 2000 realiza diversas atividades visando o resgate da cultura negra no Região Sul da Bahia. Um dos objetos de pesquisa são os terreiros de Candomblé, religião de matriz africana. A partir dos estudos realizados e da coleta de dados no município de Ilhéus/Bahia, e do próprio interesse do povo de santo, como são denominados os praticantes dessa religião, viu-se a necessidade de disponibilizar esses dados para a comunidade em geral. A ideia principal é a de divulgar esses dados na Internet utilizando um software servidor de mapas. A ideia deste trabalho partiu de um mapeamento anterior, realizado em Salvador pelo Centro de Estudos Afro Orientais –
CEAO, onde a localização de cada terreiro é registrada no mapa do município, permitindo a realização de diversos tipos de consultas e elaboração de mapas temáticos. Para a realização deste trabalho serão utilizados principalmente dois softwares livres, o MapServer e o I3Geo (Interface Interativa para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento), este último, framework desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, que visa facilitar o uso do MapServer.
Download via 4sharedEste trabalho está disponível através da mesma licença que governa este blog:

Este trabalho está licenciado através da
Creative Commons Attribution Noncommercial Share Alike 3.0 Unported LicenseAbraços,
Leo Ciríaco